quinta-feira, 12 de setembro de 2013

This is Football ( homens do jogo que a História olvidou)

- Stan "Morty" Mortensen (1921-1991)

Antes de mais é de um sobrevivente da 2ª Guerra Mundial de quem falamos aqui. Mortensen foi o único sobrevivente do seu batalhão aquando da queda do avião da RAF em que seguia. Conhecido já pelo seu toque de bola fez parte da selecção inglesa durante a Guerra protagonizando um dos episódios mais bizarros do jogo quando em 1943 num encontro contra o País de Gales, basicamente trocou de lado perante a lesão de um jogador galês. O mais curioso foi não ter avisado ninguém do sucedido. Nem o público, nem o treinador, nem os seus colegas de equipa sabiam que Morty estava a jogar de vermelho e só o detectaram durante o próprio jogo. O mais curioso é que Morty tinha 0 internacionalizações na altura. A sua estreia acabou por ser em 1947 numa vitória por 10-0 contra Portugal em que marca 4 golos, tendo somado 25 internacionalizações e 23 golos.
Jogou 14 anos no Blackpool, sendo o melhor marcador da Liga Inglesa em 1951. 2 anos depois vence a Taça de Inglaterra num espectacular jogo, o primeiro a ser transmitido pela BBC, num 4-3 contra o Bolton, tornando-se no primeiro e até hoje único jogador a fazer um hat-trick na final. Embora tenha sido na realidade o herói do jogo, foi secundado por um tal de Stanley Matthews na altura com 38 anos, que fez uma segunda parte brutal com assistências, dribles marados e arrancadas imparáveis ( o Blackpool perdia por 3-1 ao intervalo).
Tem uma estátua sua em frente de Bloomfield Road, casa do Blackpool, paga pelos habitantes da cidade e a sua personagem aparece no filme "Game of their lives" (sobre a equipa americana de amadores que venceu a Inglaterra no Mundial de 1950) interpretado por Gavin Rossdale dos Bush(!!!) que deixou críticas a vários especialistas e adeptos : "Morty - a working class Geordie - is portrayed in the film as a sneering toff"

Sem comentários:

Enviar um comentário