domingo, 15 de setembro de 2013

Dark Horse Official Trailer #1 (2011) Todd Solondz Movie HD



Crítica a "Dark Horse" de Todd Solondz. 7/10.
Raro é o filme que coloca um "slacker" como personagem principal. É fácil criarmos empatia com um Lebowski porque todos nós somos um bocado aquilo. Gostamos é de andar em "lounge pants", beber cocktails a qualquer hora do dia e pagar um pacote de leite com um cheque. Isso e Creedence. Mas criar empatia com um man-baby preguiçoso que deixou de evoluir aos 15 anos é uma tarefa bem mais árdua.
Todd Solondz, meste do humor negro e do desconforto é o grande realizador do lado obscuro da suburbia norte-americana. Uns quadros muito vívidos de uma América que se reforma aos 65 para se mudar para a Florida por entre pinceladas de Xanax, facadas no matrimónio e perversidade sexual q.b.
Solondz convoca portanto para a linha da frente um "slacker" com o qual muito dificilmente nos conseguiremos identificar . Uma jogada muito arriscada. Jordan Gelber faz de Abe, um tipo com 35 anos, praticamente virgem, que vive em casa dos pais, trabalha na empresa do cota (um Christopher Walken de capachinho) fazendo balancetes, guia um Hummer amarelo, ouve música pop descartável e tem tiradas que não colocam o espectador do lado dele. Exemplos são os ataques de "drama queen" em que se queixa que é velho demais para o "American Idol" ou aquela vez em que cobra 850 dólares à mãe da parte do jogo de gamão - que jogam quase todas as noites - para comprar action figures dos "Thundercats" e "Simpsons" e que são aliás a decoração do seu quarto. E é nisso que Solondz é mestre: o brincar com as expectativas do espectador, baralhando-o todo e surpreendendo-o no final. Nisso Happiness (1998 film) colocou-o rapidamente na lista dos realizadores a seguir de finais dos anos 90 em diante. E é neste final que não falhou em "Happiness" que Solondz enterra a meu ver este "Dark Horse". É pelo final que leva um 7 e não um 9.

Sem comentários:

Enviar um comentário