Uma música por dia
#9 The JuJus ( Grand Rapids / Michigan)
Mais uma das centenas de bandas de garage rock que surgiram um pouco por todos os Estados Unidos durante a década de 60. Mesmo a sua própria biografia parece recalcada dessas centenas de bandas com todas as suas pequenas vitórias locais ( algumas conseguiam grandes hits regionais) e pequenas grandes derrotas.
Iniciado em 1963 como uma "banda de paródia" aos Beatles no seu liceu, os JuJus passaram o próximo ano e o seguinte a explorar o circuito de concertos do Michigan ( em locais como Holland e Saugatuck). Em 1965 conseguem o seu primeiro contrato discográfico, que no final não passou de um embuste. A Great Lakes Recordings era uma "vanity label" onde os artistas tinham de sustentar a gravação, a impressão e a distribuição do disco. Como acontece com todo este tipo de labels a coisa não correu lá muito bem. O single de 45 rotações com uma música do lado A ( esta "you treated me bad" ) e outra do lado B até não correu mal inicialmente (conseguiram o 2º lugar no chart de vendas de singles mas só do West Michigan. O resto do estado nem sequer os conhecia). As coisas começaram a melhorar após a Drummond Records de Detroit lhes ter oferecido um contrato à séria, mas a recusa do vocalista em fazer tours fora do Michigan, já que tinha acabado de casar, precipitaram a sua saída da banda. Ainda chegaram a gravar outro single com um novo vocalista em 1966, mas em 1967 a chamada do serviço militar obrigatório precipitou o final dos JuJus.
Sendo virtualmente impossível só por estes dados ter chegado a esta banda, temos de agradecer em muito à compilação "Pebbles" por trazer ao mundo estas bandas locais e em especial a Greg Shaw da Bomp! Records que iniciou estas compilações e deu a mostrar ao mundo autênticas pérolas musicais como esta que hoje posto.